A amizade
Amizade é um relacionamento humano que envolve conhecimento mútuo, seja real ou virtual, e que leva a uma estima e afeição. Amigos sentem-se bem na companhia real ou virtual, um do outro.
Geralmente a amizade leva a um sentimento de lealdade entre si, ao ponto de colocarem os interesses do outro à frente de seu próprio interesse. Amizade resume-se em lealdade, confiança e amor, seja fraterno ou mais profundo e como Carl Rogers diz: é a aceitação de cada um como realmente ele é.
Amigos são pessoas muito importantes na nossa vida. Aos verdadeiros amigos podemos desabafar, confiar e contar com eles. Em presença, além de se compartilharem momentos um em companhia do outro, eles também gostam de trabalhar, ou estudarem juntos.
Os amigos evitam ser sufocantes ao outro para que haja respeito nos direitos do outro e sufoca-lo com exigências corre-se o risco de perdê-lo.
A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, e uma necessidade de proteger e ser protegido por outros seres da espécie. Faz parte da amizade, não exacerbar os defeitos do outro e dividir os bons e maus momentos.
Alguns amigos se denominam 'melhores amigos'. Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges. Funcionam quase que como um 'confessionário'. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.
Os amigos se sentem atraídos pelos outros pela forma que eles são e não pelo que eles possuem. As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo crêem e tudo perdoam pelo simples fato de existir entre eles o verdadeiro amor, também conhecido como amor philéo = amor de amigos.
Por muito que se possa explicar psicologicamente sobre a amizade e por muito que falem dela como um objeto científico e a estudem, a amizade é um sentimento que se deve preservar a todo o custo.
Em caso de perda da amizade sugere-se a reconciliação e o perdão.
Pensamentos!
Paredes
Das experiências da vida vou construindo as paredes da minha alma.
Uma obra de arte nascida da imaginação do Artista Supremo.
Mas, por alguma razão, estas paredes se fizeram tortas,
algumas até cairam no chão.
Vejo os meus pedaços por todo lado es
palhados,
cada um deles é parte minha!
Me surgem tantas dúvidas.
De onde venho? Para onde vou?
Preciso descobrir quem sou!
Afundada em pensamentos, aciono lembranças, recrio idéias.
Procuro entender em que momento da minha vida,
as paredes que eram de proteção e sustento
se tornaram uma prisão.
Machucando a alma, matando sonhos,
desanimando,
Deprimindo.
Preciso encontrar respostas.
Onde será que tudo começou?
Caminho entre as pessoas, devagar, vou me afastando.
Escapando á multidão e aos olhares curiosos.
Não quero ser observada.
Algo dentro de mim me ameaça;
me inibe;
leva a introverter-me.
Fecho todas as portas de entrada e de saída,
me esquivo,
não falo...
apenas olho.
E o que pelos olhos entram em mim,
vai subindo pelas veias
galgando o coração em mente que quer explodir!
Por um lado me faltam lábios,
por outro me sobram olhos
que aumentam a agonia, e os anseios que não entrego
e nem posso entregar a ninguém!
Na verdade não falo com ninguém,
mas falo comigo mesma,
enquanto caminho em meu universo trancado,
que ninguem entra ou conhece,
a não ser Deus.
Sou ilha sem ponte, sem navio, sem barco.
Eu não sei nem ouso nadar.
Não tenho como enfrentar o mar.
Eu continuo só.
Até quando, Deus meu?
Sinto hoje que você não me fez para a prisão
e o isolamento,
nem para a rejeição
ou o abandono.
Então destranca-me Senhor!
Minha consciência esteve por longo tempo vazia.
O que havia era vácuo, deserto.
E eu me pergunto abismada
diante de tantas vozes que me bradam a alma:
"O que eu fiz da minha vida?"
"O que eu fiz de mim?"
Cortei toda a minha comunicação com Deus
e com o mundo
para escolher meu próprio caminho.
Puseram diante de mim tantos papéis
sem perguntar se me serviriam.
A rejeitada,
a traiçoada.
A forte,
destemida,
covarde.
Mentirosa.
Olho-me no espelho.
A imagem é insuportável!
Preciso me encontrar.
Encontrar uma saída, uma entrada!
Sei que representei papéis desprezíveis,
mas quero o arrependimento!
O perdão!
Precido encontrar Aquele que me alivia.
Que me dá descanço á alma!
Preciso de Ti, Ó Deus!
Guiando meus passos, minha vida.
Restitui pela sua misericórdia o tempo perdido!
O amor, a alegria.
Preciso de Ti, Senhor.
E da tua benção.
Preciso de Ti, Senhor.
Restitui.
Amigos Especiais!!
"Como seria minha vida, se não existicem pessoas tão especiais, que verdadeiramente se importa com migo. Não um importa, so nos momento mais dificies, mais sim a todo momento, seja na alegria ou na dor."
O quanto é bom saber que essas pessoas querem o nosso bem.Deus é tão perfeito, que ele criou essas pessoas, pois ele sabia que iamos prescisar de alguem, para contamos os nossos erros, nossos defeitos e as nossas angustias,pois isso ele colocou em nossos caminhos pessoas que podemos chamar verdadeiramente de "Amigo Irmão". O bom é saber que existem pessoas que se alegra com voçê, que chora com voçê...Essas pessoa nos trasminte uma paz, uma confiança, um "Pode Confiar"...
Louvo a Deus pela vida de varias pessoas que cruzou o meu caminho e que me ajudaram.Mais louvo na Deus especialmente pela vida de um "verdadeiro amigo irmão", um pai, um companheiro, que a todo momento tem me ajudado...sendo na dor ou na alegria...Ao "THIAGO AMERICO"
E Salomão não escreveu errado quando Deus disse que "Há amigos mais chegados que irmão...Pois hoje eu vivo isso diante dos amigos que encontrei, que se tornaram mais intimos que meus proprio irmãos...
Perseverança ( adptação do poema de Gisela Mattos)
Interferencia
Antes de escrever qualquer outro argumento, eu quero fazer 2 (duas) perguntas, que a primeira impressão será simples de se responder, mas que se for dado a devida atenção, você ira notar que não é tão simples assim. Então vamos lá, mas antes você precisa prometer a si mesmo que sua resposta terá um nível elevado de sinceridade, pois ai entra um outro aspecto, se não tivermos sinceridade consigo mesmo, como seremos sincero com o nosso Deus.
O que você tem feito que tem te levado para perto de Deus?
O que você tem feito que tem te afastado de Deus?
“Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4.6-10).
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça” (Isaías 59.1-2).
Estes poucos versículos Bíblicos ilustram, como nossas ações, visivelmente tão simples, mas na realidade, tão decisivas, podem mudar o rumo de nossas vidas criando a tal interferência entre nós e Deus — mas é claro que isto se aplica para aqueles que temem a Deus, porque aqueles que não O temem, jamais dará importância para esta verdade.
Mas ainda sim podem surgir indagações como: Deus não é poderoso para fazer qualquer coisa? Não está em todos os lugares e pode mudar a vida do homem?
Mas Deus nos criou e nos permite escolher aquilo que queremos para nós, aquilo que muitas vezes achamos ser o melhor, porém a própria Palavra de Deus nos responde:
“Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor” (Provérbios 16.1).
“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3.20).
Nem tudo cabe a Deus, em partes cabe ao homem. As escolhas são feitas por cada um e nós, então depois que tomamos nossas decisões a ação de Deus é iniciada, podendo ser: permissiva ou abençoadora.
Permissiva porque Deus a permite, mas não está de acordo com Sua vontade, mas as consequências nem sempre são positivas e teremos que arcar com elas.
Abençoadora é aquela que está de acordo com a vontade de Deus, e então todas as coisas cooperam.
O primeiro passo é nosso, depois deste convêm a cada um escolher, andar com Deus ou andar sem Deus, ou ainda pior, andar parte com Deus parte sem Deus.
“Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau” (Eclesiastes 12.14).
Agora ao invés de responder as perguntas, tome uma atitude perante a Deus e se tu, uma benção’ (Gênesis 12.2b).